Use o senso crítico sobre o que você vê por aí

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

welche richtung???O Povo já introduziu ao seu dia a dia expressões que até podem no fundo representar algum tipo de ofensa aos demais, como comparações raciais ou preconceituosas no geral. O povo até é livre para formar opiniões, mas deveria principalmente refletir sobre elas, pois temos em nossas mãos uma grande arma contra todos os fatos que a nós são apresentados, isso é nosso senso crítico sobre os variados assuntos que nos rodeiam.

Hoje em dia isso é uma coisa muito comum, seja na mídia mostrando apenas o “lado” que lhe é interessante ou o comercial do produto que parece ser fantástico, mas que na verdade deixa a desejar. São apenas pequenos exemplos desse nosso dia-a-dia que parece ter 30 horas (ou mais), tudo ao nosso redor é assim e por isso que devemos aperfeiçoar nosso senso crítico, saber ter opiniões próprias (desde que com conhecimento do tema), afinal ninguém pode nos tirar isso.

Na prática                  

Usar o bom senso é como exercer a semântica que você já aprendeu em algum momento da vida (ou que ainda irá aprender). Em Lettre de Sibérie, de 1961, Chris Marker fez uma demonstração sobre isso com três imagens idênticas e comentadas de três maneiras diferentes – positiva, neutra e negativa –  apresentando a ideia de que é o comentário que impõe o sentido que o espectador dá as imagens. Mesmo que a imagem venha já criada, devemos absorver da informação só o que julgamos verdadeiro, como se fosse uma peneira, absorvendo o que presta e deixando de lado o que não tem importância ou que seja de mal gosto.

Os próprios meios de comunicação acabam entrando de certa forma propositalmente neste mundo peculiar, mesmo que saibamos que existe um abismo que separa informação e publicidade. Mas como você poderá reclamar ou criticar uma empresa que ajuda a sua publicação a viver através do dinheiro que ela paga? é tudo uma bola de neve!

Por isso, esteja atento a causa que você ou sua empresa abraça. Afinal, todas as notícias, comerciais, elogios, retaliações e argumentos sempre devem ser vistos com dois olhos, por que muita gente quando informa, está com um olho no dinheiro e o outro, talvez, também.

Um grande viva a todos que realizam seu trabalho por um propósito e realmente somam na vida de seus seguidores.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×