Saiba como o pai pode contribuir na amamentação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

thumb3_005-Papai-02-01O ato de amamentar é função exclusiva da mãe, mas o companheirismo, apoio e presença do pai nesse momento é muito importante.

O estudo da revista norte-americana Pediatrics mostrou que o envolvimento dos homens no aleitamento pode contribuir no processo.

Como foi o estudo

214 mães e seus parceiros foram divididos em dois grupos. O grupo um recebeu suporte sobre amamentação e o outro foi atrás de informações por conta própria. Mais de 95% das mães do primeiro grupo continuaram amamentando três meses depois de iniciado o estudo. No grupo dois, 88% das mães continuavam amamentando no terceiro mês.

De acordo com Jennifer Abbass-Dick, da Universidade de Ontário, no Canadá, que contribuiu para a pesquisa divulgada pela Academia Americana de Pediatria, “o pai pode atuar de forma ativa nesse processo, seja ajudando a posicionar o bebê ao peito da mãe e conseguir identificar se a criança está conseguindo ingerir o leite”.

A ideia é de que o laço de confiança entre os pais aumenta o companheirismo, no sentido de que a mãe ao sentir-se amparada pelo parceiro, cuida do bebê de forma mais tranquila, sentindo que detém apoio.

Como o pai pode ter um papel importante

relaca-pai-bebe-710x400Como dissemos, a presença e carinho do pai durante a amamentação fortalece o vínculo entre a família, agora com três (ou mais) componentes.

A amamentação dura um bom tempo e a compreensão do pai é fundamental. Ajuda nos afazeres de casa, cuidados com o bebê, com os outros filhos (se for o caso) e também cuidados com a mãe, afinal, ela precisa de descanso nessa fase e toda a contribuição do pai no processo é fundamental, seja trocar frauda, banho, dar colo, vestir, como também as outras tarefas que a família exige. Nesta hora, é imprescindível que o pai assuma um papel ainda maior.

Se brigas, confusões e estresses já prejudicam no dia-a-dia “normal”, imagina nesse momento, não é? Esses problemas podem atrapalhar até mesmo a amamentação e descida do leite por parte da mãe. A paciência e calma deve ser um exercício diário, até por que a mulher fica mais cansada e consequentemente pode ficar mais impaciente e irritada. Será a hora do pai contar até dez, respirar e seguir em frente pela saúde familiar.

Momentos como este mudam a rotina da família, claro, mas ao mesmo tempo pode ser uma oportunidade de união e demonstração de entrega e parceria entre pai e mãe.

Compreensão, confiança, companheirismo, dedicação, calma e, principalmente, amor serão os itens que deverão ser colocados em prática com maior frequência nesse período.

Fernando Cunha ©

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×