7 dicas matadoras para um networking de sucesso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

No dia a dia sabemos o quanto é importante possuir contatos. Mais importante ainda é manter e criar novos. Essa rede de contatos, conhecida como networking, pode nos render trocas de conhecimento fundamentais para nosso crescimento ou aprimoramento do nosso negócio.

Uma informação importante sobre networking é entender que ele é uma troca. Assim como você deseja possuir contatos que agreguem valor ao seu negócio, também é importante saber o que você pode oferecer de valor a sua rede de contatos.

Separamos abaixo algumas dicas básicas e fundamentais para você dar um start e aumentar seu networing.

Dicas para fazer um networking de sucesso

1 – Saia da zona de conforto

Esse, obviamente, é o primeiro ponto a ser abordado. É preciso tomar a iniciativa e desejar fazer networking, desejar criar uma rede de contatos.

Abordar pessoas, seja pela web, por telefone ou em eventos não é algo tão assustador. Pelo contrario, deve ser encarado como uma atividade de quem deseja se tornar referencia e criar relacionamentos. A primeira iniciativa é essa, ter a consciência e vontade de ir atrás dos contatos.

2 – Planeje como abordar

A simpatia é algo obrigatório em uma apresentação. O sorriso logo vem munido de seu nome, sua empresa e um aperto de mão. Uma boa dica a partir desse primeiro momento é tratar a pessoa pelo nome. Isso ajuda a não esquecê-lo e a pessoa também entenderá isso como uma forma de que você está dando atenção máxima a ela.

O próximo passo é fazer a conversa fluir, onde você deve estar bem informado e passar segurança sobre o que fala. Ao final da conversa, deixe seu cartão e peça o da pessoa também.

3 – Esteja informado e tenha um objetivo

Saiba exatamente o que você e seu negócio podem proporcionar as pessoas que forem seu alvo de contato. Estar com um discurso pronto e relevante sobre o que você faz é fundamental para impactar pessoas. Domine o máximo possível o assunto que será abordado. Isso passa segurança e uma boa impressão a quem está do outro lado.

Ao praticar networking, é fundamental saber que se trata de uma via de mão dupla, onde você troca informações. Saiba exatamente o que busca, isso qualificará seu networking de acordo com a sua real necessidade.

4 – Fale pessoalmente

Em alguns casos o primeiro contato acaba sendo através de redes sociais ou telefone, mas pessoalmente é a forma onde se ganha mais confiança. Se o primeiro contato for à distância, marque um café, uma conversa onde possam render boas idéias e maior identificação.

Uma conversa frente a frente, com aperto de mãos e olho no olho dá outra dimensão ao networking.

5 – Seja um bom ouvinte

Quando estiver em meio a uma conversa com um contato, tente ouvir mais do que falar. Além de você captar informações, isso demonstra interesse. Tenha algumas perguntas formuladas antecipadamente e as faça quando surgir a oportunidade.

Não há necessidade de falar sem parar com o objetivo de se mostrar referencia em alguma coisa. Tenha um discurso direto sobre seu conhecimento e dê chance para a outra pessoa também contar suas experiências, assim você entenderá exatamente como ela poderá lhe ajudar e o que você pode oferecer.

6 – Seja prestativo

Sabendo que o networking é uma troca, faça com a pessoa o que você gostaria que ela fizesse com você. Ou seja, se torne prestativo. Pense em como pode ajudá-la com seu conhecimento e se coloque disponível para ajudá-la, se for possível.

Além de se mostrar disponível, é fundamental demonstrar interesse real em contribuir com a pessoa. Não a procure apenas quando precisa de um favor, tente manter o relacionamento sem que seja apenas por interesse profissional.

7 – Atenção nas redes sociais

Torne fácil o trabalho das pessoas que lhe procurarem em redes sociais. Utilize o nome como está em seu cartão de visitas e assinatura de e-mails. Mantenha seu perfil nas redes sociais sempre atualizado e com as informações que forem necessárias. Seja claro e objetivo.

Procure seus novos contatos em redes sociais como Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, etc, adicione as pessoas que você conheceu e mantenha uma relação profissional por lá. Só não esqueça, no momento que você optar em utilizar suas redes sociais como forma de contato, é necessário filtrar o que é publicado nelas para que haja nada que comprometa seu status profissional. Como você se porta nas redes sociais contribui para a imagem que as pessoas constroem sobre você.

Dica extra – O melhor lugar para realizar networking

O lugar perfeito para realizar um ótimo networking é em eventos que abordem os temas trabalhados em seu negócio, pois é a oportunidade de fazer contatos ao vivo, trocar cartões e contextualizar sobre os temas citados no evento.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×