Saiba como transformar sua ideia em um negócio

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Cada produto ou serviço que vemos hoje no mercado teve como início uma ideia na cabeça de alguém. Essa ideia passou por um processo de criação. Uma invenção baseado em algum modelo já existe ou não.

O brasileiro é um povo criativo, mas em muitos casos essas ideias param no meio do caminho pelo despreparo ou simplesmente pela falta de oportunidade de seguir em frente. Separamos abaixo algumas dicas básicas para transformar uma ideia em negócio.

Pesquise o mercado

Você pode ter construindo uma ideia e tanto, mas antes de pensar em colocá-la em prática, é preciso pesquisar o mercado. Existe algum produto ou serviço semelhante? Há interessados em adquirir meu produto?

É preciso observar se a ideia tem reais chances de emplacar, se pode ser uma boa oportunidade ou é apenas mais uma que não somará tanto assim ao mercado. Avalie o quanto seu produto é inovador e necessário ao consumidor.

Faça a validação de sua ideia

Realizar um MVP (Minimum Viable Product), ou Produto Mínimo Viável, é uma boa ideia para observar a aceitação do seu produto ou serviço. A técnica de MVP é baseada na criação de uma versão do seu produto para testar sua inserção no mercado. Essa estratégia tem por característica criar uma versão reduzida do seu produto completo com a intenção de observar se futuros clientes terão interesse ou não em sua ideia.

Além do teste de mercado, essa ação também pode economizar dinheiro, pois fará a validação do seu produto antes de ser criado o projeto completo e você ter investido muito mais dinheiro nele sem saber de fato se cairá no gosto do consumidor.

Procure orientação

Transformar ideias em um negócio concreto é um grande desafio, portanto, pesquise casos de sucesso e até mesmo de fracassos. Escute e aprenda com erros e acertos de outros empresários.

Informe-se o máximo possível, converse com pessoas, leia sobre as mais diversas situações e avalie as possibilidades das suas ideias.

Conheça seu público

Tenha conhecimento de qual é seu nicho, qual o perfil das pessoas que serão possíveis clientes do seu negócio. Esse conhecimento e o estudo desse público reduzirão sua pesquisa posterior e até mesmo a forma de validar seu produto ou serviço.

Conhecendo seu público, a viabilidade e a implantação do seu negócio serão facilitadas e direcionadas de forma correta se estiver com o foco bem definido.

Crie um cronograma de objetivos

Após um estudo do mercado e o conhecimento do seu público, é precise que seja criado um cronograma de objetivos, apontando metas que você deseja atingir. Por exemplo, nos primeiros meses o foco será em divulgação, pretendo atingir um número “x” de vendas nos seis primeiros meses. Claro, esses números e objetivos precisam ser viáveis e embasados nas avaliações anteriores que você realizou.

Essas 5 dicas acima são essenciais para avaliar sua ideia e o potencial dela em emplacar no mercado.

Fernando Cunha ©

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