Bondade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O que é ser uma boa pessoa? Uma mistura de alguém correto, com sentimento de humanidade, empatia, justo, respeitoso, honesto e gentil.

O momento atual pede mais bondade. Logo bondade, uma virtude tão subestimada por muitos. Há quem diga que bondade e gentileza são sinônimos de ser trouxa.

Responder uma ironia de mal gosto, uma grosseria ou uma atitude raivosa com um ato de bondade não é ser trouxa, é ser sublime. A dignidade, geralmente, não está na fúria, está na sabedoria. Muitas vezes alguém busca esses artifícios de descontrole apenas querendo atenção, querendo que você entre no “jogo” dela, que bata de frente, que vá para o confronto, que responda há altura e gere aquelas discussões acaloradas e intermináveis. Ao agir com serenidade, você desconcerta a pessoa e deixa claro que não é com raiva que se resolvem as coisas. Claro, é um exercício difícil. Em nosso inconsciente é automática a reação perante uma acusação ou uma afronta, mas aos poucos devemos exercitar nossa mente para saber lidar com situações que ocorrem em nosso dia a dia.

Diversos filósofos dizem que se você tem muita certeza que é uma pessoa do bem, provavelmente você não é uma pessoa madura, pois não entende a ambivalência e a ambiguidade que toda a personalidade carrega. Nem sempre você consegue ser coerente em suas ideias. O que não significa que você deve ser incoerente, mas dizem que opiniões muito definidas sobre perfis, caracterizam posições adolescentes, já que, segundo a filosofia, adolescentes tendem a ser mais rígidos e pouco flexíveis. Porém, nenhuma teoria impede a tentativa de uma pessoa buscar fazer as coisas certas. O esforço para ser uma boa pessoa é algo que criamos e se torna inconsciente.

Então, quando falo em fazer o bem, antes de mais nada, ele é para nós mesmos. Antes ele é introspectivo, depois ele é externado. Não falar mal dos outros, não humilhar ninguém, não passar a perna, não fazer nada em atitudes, palavras, gestos ou intenções que possa prejudicar ou magoar o próximo. Além disso, se for possível estender a mão a alguém, contribuir, fazer sua parte para a melhoria da sociedade será ótimo. No final das contas, ajudar e fazer algum tipo de doação, não só de coisas materiais, mas de tempo, atenção, carinho, amizade e companheirismo é importante e muito gratificante para quem se doa.

Fazer o bem tem que ser uma satisfação pessoal, antes de ser para o próximo. O ato de fazer o bem nutre a nossa alma, independente se aquela pessoa lhe agradecerá ou você terá algum retorno. A bondade, a gentileza, a honestidade, o respeito, entre vários outros adjetivos, acima de tudo, são atitudes que fazem bem a nós mesmos e isso também importa e muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×