Cinco dicas para manter um relacionamento profissional positivo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

como-lidar-com-novos-colegas-de-trabalho-e-gestorA confiança, amizade e interação entre os colegas são fatores fundamentais para o sucesso de uma empresa e também da carreira de seus profissionais. Esse relacionamento profissional, seja com colegas de empresa ou até mesmo com os demais contatos profissionais externos são fundamentais. Confira cinco dicas de como ir bem nesse quesito.

1 – Cultive as amizades

Provavelmente você já tenha algumas relações de amizade e profissionais no trabalho. Talvez você não tenha notado, mas estas pessoas são determinantes nos seus dias na empresa. Provavelmente é com elas que a conversa acontece com mais identificação e a ela você confia mais situações.

Já pensou em dizer para este (a) colega de trabalho como ele (a) contribui com seu dia na empresa? Talvez essa pessoa nem sabe o quanto ajuda em seu dia-a-dia e com certeza esse sentimento bom se espalhará.

2 – Seja prestativo

Pequenos gestos, seja em uma conversa informal ou com oferecer ajuda em alguma tarefa pode fazer toda a diferença. A construção de confiança entre os colegas de trabalho é construída através de atitudes e demonstrações de que eles podem contar com você.

Cultive boas atitudes e contribua de forma prestativa na engrenagem da empresa onde você trabalha.

3 – Almoce junto

Este momento de intervalo contribui para a amizade mais pessoal. O almoço com o grupo do trabalho fortalece a amizade. Se você fizer algumas perguntas básicas, do tipo “o que gosta de fazer? ”, “em que parte da cidade mora? ”, “para qual time torce? ”, entre outras, faz com que seu interesse em se aproximar de um colega de trabalho traga benefícios e crie uma amizade que se transforma em relacionamento profissional importante.

Em momentos como a hora do almoço, os assuntos de trabalho podem ficar de lado e o foco ser direcionado para a vida pessoal, com conversas informais.

4 – Parabenize os colegas por suas conquistas

Se um colega fizer um bom trabalho em alguma atividade ou projeto da empresa, lhe dê os parabéns. É legal ouvir que fomos bem e com certeza seu colega irá gostar. Além de seu reconhecimento, ficará claro que não há competições e que você fica feliz pelo bom resultado dele e consequentemente da empresa. O reconhecimento cria um sentimento de leveza e amizade.

5 – Faça uma reflexão sobre seu dia

O que te fez feliz no dia de trabalho? Qual atitude você teve para deixar o clima mais calmo, alegre e tranquilo? Ajudou algum colega? Elogiou?

Avalie seu dia e busca uma melhora constante em sua relação interpessoal com seus colegas de trabalho. Um bom relacionamento faz bem a todo mundo, a empresa onde você trabalha se torna mais unida e a chance de crescimento se torna mais forte.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×