Consórcio realiza ações voltadas aos integrantes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cnv

cnv06-300x230Desde o início de suas operações, o Consórcio Nova Via sempre se mostrou preocupado com seus integrantes. Mensalmente são realizadas ações que buscam motivar, informar e criar vínculos ainda maiores entre o consórcio e seus trabalhadores. “O objetivo da empresa é de que não tenhamos apenas integrantes, mas parceiros que se sintam motivados e satisfeitos em trabalhar no consórcio”, explica Pedro Reis, Gerente Administrativo e Financeiro, do Consórcio Nova Via.

Ações relacionadas à saúde e ao bem estar dos integrantes são realizadas constantemente. Palestras sobre alimentação saudável e exercícios físicos, combate ao fumo, cuidado com as mãos, entre outras, foram abordadas nos trechos da obra.

entregaA equipe de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA) do Consórcio, realiza bimestralmente o Programa Fórmula 1. O objetivo é reconhecer e incentivar as equipes das frentes de trabalho a praticarem a segurança. Uma competição foi criada para evitar acidentes, faltas sem justificativa e estimular o uso de EPI’s, entre outras práticas que fazem a diferença na hora de apontar as equipes campeãs. Na premiação, as equipes vencedoras recebem prêmios como MP4, DVDs players e bicicleta.

cnv02-300x225O aprendizado também é assegurado com a profissionalização de integrantes. O Consórcio, com o apoio do mestre de obra José Henrique, realizou dois cursos de capacitação.

No primeiro, realizado em agosto de 2009, 12 integrantes foram aprovados, sendo 11 marceneiros e um maçariqueiro. No segundo, foram formados carpinteiro, encarregado, maçariqueiro, marteleteiro, pedreiro e soldador. Os alunos receberam certificados de conclusão dos cursos, que compreenderam aulas teóricas,com carga horária de 40 horas, e aulas práticas.

cnv011-300x224No Natal de 2010, a ação do Consórcio ultrapassou os trechos da obra, chegando aos filhos dos integrantes. A campanha Um Sonho de Natal foi um sucesso. Filhos de trabalhadores puderam enviar cartas com seu pedido ao Papai Noel, contando suas histórias de vida e explicando porque mereciam receber o presente. A ação, que tinha como propósito inicial premiar as melhores cartas, contou com o grande apoio e solidariedade dos integrantes dos setores administrativos e se tornou uma das campanhas mais bem sucedidas.

confraternizaçãoA equipe de Comunicação Social recebeu mais de 50 cartas e todas foram atendidas. Integrantes das áreas administrativas apadrinharam 40 cartas e os outros pedidos foram amparados pelo Consórcio. Todos os presentes foram entregues nas casas das crianças, com a presença do Papai Noel.

Concursos que incentivam a criatividade dos integrantes são presenças, como o concurso para a escolha do nome do jornal interno e do mascote da obra.

cnv07-300x215O setor de SSTMA realizou o concurso de desenhos sobre segurança para os filhos dos trabalhadores, com o objetivo de incentivar a prática da separação do lixo e da reciclagem de materiais, foi realizado o concurso Reciclando Arte, em que os integrantes produziram artigos confeccionados com material reciclável. A vencedora foi a zeladora Eliene de Oliveira, que montou a boneca “Reciclene” e ganhou uma cesta com produtos coloniais.

O Consórcio Nova Via também valoriza confraternizações. No fim do ano, são realizadas festas no canteiro central, com churrasco, shows e sorteio de brindes.

cnv05-300x222Datas especiais também são motivos para eventos. Com o objetivo de estreitar as relações com a comunidade hamburguense e de proporcionar aos integrantes a oportunidade de conhecer a cultura gaúcha, o Consórcio Nova Via participa do Acampamento Farroupilha de Novo Hamburgo. No espaço, localizado no Parque dos Trabalhadores, foram divulgadas ações da obra de extensão para a comunidade. Os integrantes puderam levar seus amigos e familiares, a fim de saborearam um bom churrasco e curtirem o acampamento.

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Consórcio Nova Via preparou momentos especiais. Pais e filhos participaram de brincadeiras, como corrida do saco, corrida da colher, dança das cadeiras, dança da laranja, morto vivo e fui à feira. Os vencedores receberam brindes e todos os participantes puderam desfrutar de brinquedos, como cama elástica, escorregador inflável, piscina de bolinhas e pebolim, além de guloseimas, como pipoca, cachorro quente, algodão doce, balas e refrigerantes.

Diariamente, os integrantes dispõem em todos os trechos, de uma área de lazer, onde é possível descansar no seu intervalo, assistir TV e aproveitar os jogos de dominó e pebolim.

Em breve novas ações serão realizadas pelo Consórcio Nova Via, visando aproximar, informar e estimular a interação entre os integrantes.

Uma parceria que rende bons frutos

Em parceria com o Sesi, foi possível realizar diversas atividades, que promoveram atendimentos diferenciados aos trabalhadores. Testes de visão, escovódromo, onde o Consórcio doou escovas de dente aos integrantes, vacinação contra a Gripe Influenza A (H1N1) e o Programa Sesi Indústria Saudável, para avaliação das condições de saúde, hábitos de vida, aferição de pressão arterial, peso, altura, circunferência abdominal, glicemia capilar, entre outros, foram feitos.

Essa parceria também foi responsável por realizar o Curso de Elevação de Escolaridade, destinado aos integrantes. As aulas ministradas pela professora do Sesi, Leandra Bispo, incluíram as séries iniciais do ensino fundamental.

Em agosto deste ano, a primeira turma concluiu o curso, com direito a evento de formatura. Cada aluno recebeu um certificado de conclusão, com reconhecimento do Sesi e do Ministério da Educação (MEC).

A segunda turma do curso já está em andamento e a previsão de conclusão é julho de 2012.

Ainda na área de aprendizado e leitura, o Sesi de Novo Hamburgo e Consórcio Nova Via realizam na obra de extensão o projeto Sesi Imaginação, que incentiva o acesso à leitura em locais de trabalho. A biblioteca itinerante circula em todos os trechos da obra e o acervo possui 60 livros de diversos gêneros literários e autores nacionais e internacionais. Desde o início do projeto, em maio de 2011, foram realizadas cerca de 300 retiradas de livros.

Texto de Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×