Decifra-me ou te Devoro – A Entrevista

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
A entrevista é uma ferramenta fundamental na busca de informações que fujam do casual, que estamos acostumados a presenciar. Em uma entrevista específica com determinado político, por exemplo, podemos obter informações importantes e que vão diretamente ao encontro de fatos ou indagações que o público em geral tem.

 

A função do jornalista é buscar os fatos que o grande público quer saber, assuntos que interessem de fato a população, lado a lado com isso está a vontade do jornalista de fazer uma entrevista que tenha impacto na sociedade, que ele possa trazer algo novo, que, talvez, ainda não tenha sido noticiado.

 

Com os dados obtidos na entrevista o jornalista também pode montar uma reportagem de texto corrido e não só a chamada “pingue-pongue”, com perguntas e respostas publicadas sucessivamente.

 

Muitas vezes quanto maior é o interesse do jornal em conseguir a entrevista, menor o do entrevistado em concedê-la, e vice-versa. Neste caso cabe ao jornalista se desdobrar para ter sucesso em seu objetivo, usando técnicas que transformam perguntas e respostas em verdadeiro jogo, onde cada colocação pode ajudar no resultado final, conseguindo arrancar declarações importantes.

 

O segredo de uma boa entrevista está na elaboração de um bom roteiro. Levantar sempre o máximo de informações sobre o entrevistado e o tema que ele vai tratar e redigir perguntas o mais específicas possível. Perguntas muito genéricas resultam em entrevistas tediosas e até mesmo uma resposta diferente do assunto proposto. Outros pontos importantes é a organização, o ideal é que seja marcada com antecedência, que o entrevistado saiba o tema e a duração do encontro e que ela seja gravada para que seja redigida fielmente como foram ditas as declarações.
Texto de Fernando Cunha ©

Um comentário em “Decifra-me ou te Devoro – A Entrevista

  • setembro 12, 2008 em 9:36 pm
    Permalink

    Fêêêêê…
    Muito bom!
    Ainda mais nessa épocade eleição…cada entrevista chaaaattaaa e repetitiva…

    Ah…
    Qdo eu crescer, quero ser igual a você =D
    beijos!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×