Festival de Dança Judaica na Capital

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Neste final de semana, dias 17 e 18 de outubro, acontece no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110) a 12ª edição do Festival Choref, um dos eventos mais tradicionais da comunidade judaica de Porto Alegre. Este ano, homenageando os 60 anos de existência do Estado de Israel, com o tema “Dançamos para ti, Israel”. O Festival é uma realização da Fundação Israelita Brasileira de Arte e Cultura Kadima.
Além das apresentações, o Festival Choref (inverno em hebraico) contará no dia 16 com a integração dos participantes. “O Festival acontece a cada 2 anos, geralmente no inverno, por isto o nome em hebraico. São três dias de integração entre crianças, jovens e adultos, que trocam experiências em torno da dança folclórica judaica, além de atividades como ensinamentos, maratonas e festa”, explica Ida Bochernitsan, Diretora da Fundação Kadima e uma das coordenadoras do Festival.
A Fundação Kadima foi criada em 1993, pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul, com o objetivo de apoiar e divulgar a cultura e folclore judaicos, valorizando e contribuindo para a criação de grupos que atuem nas diversas formas de expressão cultural, como dança, música e teatro, por exemplo, criando espaços para que as manifestações artísticas possam ser apreciadas pela comunidade judaica e a sociedade em geral.
De acordo com Leila Kruter, Vice-Presidente da Fundação Kadima, a preservação da cultura e a divulgação dos valores judaicos são marcos importantes deste evento. “O Festival Choref tem o objetivo maior de integrar os jovens de Porto Alegre e os convidados de outros estados e países através da dança folclórica, apresentando à comunidade judaica da capital e ao público em geral toda emoção, cor e música, que compõem nossos festivais”.
Neste ano o Festival receberá 15 grupos de fora do estado, cerca de 300 dançarinos oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro e Uruguai que, unidos aos de Porto Alegre, mostrarão passos, coreografias e figurinos baseados na cultura, tradição e valores judaicos.
Os ingressos custam R$30,00 platéia alta e R$40,00 platéia baixa. Pontos de venda: Fundação Kadima (Rua João Telles, 329), Colégio Israelita Brasileiro (Av. Protásio Alves, 943) e na hora, no local. Sócios da Fundação têm direito a um ingresso grátis. As apresentações ocorrem sábado (18) às 20h30min e domingo (19) às 18h.
Texto de Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×