Empreendedor criativo: como usar a inovação ao seu favor

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Cada vez mais o empreendedorismo é considerado o fator chave para o desenvolvimento econômico de qualquer instituição. O mesmo serve para a economia mundial, onde os empresários se esforçam para criar mais oportunidades na indústria, proporcionando mais opções de emprego e, finalmente, ter um impacto positivo na renda per capita, na geração de renda, no estilo de vida da população e a formação de todo aquele circulo econômico que conhecemos.

Criatividade e inovação para o crescimento

O empreendedor respira novas idéias e oportunidades de inovação e crescimento, mas engane-se quem pensa que a mente criativa serve apenas na hora de criar um novo produto ou serviço.

Principalmente em tempos de crise, a criatividade é colocada a prova a todo o momento, pois envolve também a análise contínua de fluxos de trabalho de negócios existentes, a fim de realizá-los de uma forma mais eficiente e eficaz, tanto em termos de tempo, como de custo.

Impacto econômico e geração de lucro

O empreendedor que trabalha para otimizar recursos e tirar pleno uso deles em busca de processos eficientes aumentam o lucro do seu negócio. A empresa pode ter um bom produto ou serviço, mas em muitos casos os processos internos acabam engessando o crescimento.

Aumentar o potencial de lucro de uma empresa é o desejo de qualquer empresário, mas o processo inovador pode começar sendo aplicado dentro do próprio negócio. Isso também faz parte de um olhar criativo. O empreendedor deve trabalhar sua criatividade para a otimização do negócio, para aumentar sua produtividade e o lucro.

A criatividade pode ser desenvolvida

Todos nós nascemos com potencial criativo e processo de pensamento que pode ser desenvolvido e reforçado. Inculcar novos hobbies e habilidades é uma ótima maneira de colocar suas habilidades criativas inerentes ao teste, bem como aprimorá-las. É também uma forma eficaz de treinar sua mente para pensar de uma maneira que leva ao pensamento criativo.

A criatividade pode ser exercitada com um recurso renovável que pode ser aproveitado em qualquer hora e expandindo seus próprios horizontes e seu extinto empreendedor.

Qual é a qualidade mais importante de um empreendedor?

Para muitas pessoas a resposta está na ponta da língua: é a paixão por aquilo que ele acredita. É o amor pelo que faz e sua determinação em busca de um sonho e um ideal.

Há quem diga que a liderança seja a maior qualidade, pois a capacidade de guiar uma equipe de pessoas em busca de um objetivo comum realmente é algo a se destacar. Mas, existem os que acreditam que a criatividade esteja à frente. Afinal, possuir uma imaginação constante em busca de inovação e ver o mundo através de uma lente diferente pode ser o caminho para alcançar vôos que poucos conseguiram.

Na verdade, um bom empreendedor é feito da boa execução de todas essas qualidades de maneira adequada. A diferença da criatividade está em sua maneira de lidar com a adversidade, já que em muitos casos os tempos difíceis para um negócio podem ser portas que se abrem para outros. Além disso, ações inovadoras, aliadas à competência, podem render bons frutos a qualquer negócio.

Fernando Cunha ©

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×