O Brasileirão de Todos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
É inegável dizer que o Brasil é o pais do futebol, já no berço pude sentir isso, quando ganhei a primeira camisa do que viria a ser meu clube do coração, anos mais tarde, já acompanhava o campeonato brasileiro de futebol, conhecido mundialmente como brasileirão. É… cresci com meu pai dizendo: “Se você acha os jogadores de hoje craques, é por que não viu quem eu vi. Pelé, Tostão, Gérson, Rivelino, Falcão…” Puxa, eu pensava: “Ele tem autoridade pra falar não é?! vai a jogos do campeonato brasileiro a quantos e quantos anos” mas, se bem que quando eu nasci já havia muitas estrelas ainda jogando. Zico, Sócrates, Careca, Roberto Dinamite. Isso tudo faz eu ter certeza, pelos campeonatos brasileiros já passaram muitos craques da história do futebol nacional e mundial. Foram tantos times perfeitos, o Internacional de Falcão, o Flamengo de Zico, o São Paulo de Telê, o Palmeiras de Luxemburgo, entre muitos, mas muitos outros.

 

O futebol é uma coisa que envolve todos nós brasileiros, capaz de parar a nação, o esporte é paticado nas escolas, nas ruas, no quintal de casa, enfim, onde tem uma bola o futebol rola fácil, qualquer um que ve uma bola parada já sente no coração ela pedindo para ser tratada com o jeito que só o brasileiro tem.

 

O brasileirão, faz com que a magia do esporte coletivo mais praticado no mundo, leve os sonhos de conquista do fiel torcedor as nuvens, é famoso ver o povo carioca dizendo: “Domingo é dia de brasleirão, é dia de Maracanã” ou o gaúcho falar “Dia de Gre-Nal é sagrado”.

 

Em 1971 quando se tornou oficialmente o campeonato nacional de futebol, houve um sentimento de que a organização iria imperar no mundo do esporte mais praticado no país. É evidente, quando saiu o primeiro campeão em uma acirrada competição, todos sabiam que o futuro seria próspero. Hoje é assim, nos jornais o brasileirão tem um enorme destaque, nas cotas milionárias da tv e no coração e na vida de milhões e milhões de apaixonados pelo esporte, que cuidam com emoção a tabela de classificação se movendo a cada rodada, até a hora que partem para a calculadora na reta final.

 

O futebol é um esporte único, onde seus torcedores fanáticos reproduzem arte sem instrumento, valendo-se apenas da batida do coração. Cada torcedor faz com que o clube entre no seu dia a dia. A paixão suporta tudo, todas as emoções, da derrota vexatória até a vitória que lhe proporciona a glória. O brasileirão entre março e dezembro inspira sonhos, sonhos de erguer a taça do campeonato mais difcil do mundo, onde muitos clubes tem favoritismo e chances reais de vencer.

 

O brasileirão, deve ser tratado com muito respeito e orgulho por todos, pois, ele faz parte da vida, da história e dos sonhos de todos nós brasileiros, inclusive, do criador desta crônica.
Texto de Fernando Cunha ©

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×