Porto Alegre e seus atrativos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Para aqueles porto-alegrenses que reclamam que “Porto Alegre não tem nada”, esse texto é para cair por terra toda essa teoria sem fundamento (mesmo que ainda faltem muitas coisas). Afinal, a Capital gaúcha possui diversos atrativos, alguns deles serão citados aqui, mas muitos e muitos outros tiveram que ficar de fora.

Quem sabe começar a manhã aproveitando algumas das várias padarias, confeitarias e cafés que existem em Porto Alegre? Locais como o Machry, que fica no bairro Tristeza, ou o Matheus, na Borges de Medeiros são ótimas opções para iniciar o dia bem. O Matheus, por sinal, é um dos cafés mais clássicos da Capital, onde abrigou por décadas diversos encontros entre membros da cultura porto-alegrense, já que tomar um café e jogar conversa fora nas mesas do Matheus era algo que fazia parte da sociedade pensadora no século passado.

Aproveitando que está pertinho, uma ida até o Mercado Público é obrigação e após isso, quem sabe uma viagem na Linha Turismo, conhecendo ainda mais a cidade? Na hora do almoço nem é preciso falar muito, não é? Quem está conhecendo a cidade logo pede indicação de qual churrascaria deve ir. Existem clássicos em Porto Alegre para comer churrasco, como o CTG 35, o Galpão Crioulo e o Barranco.

A tarde, a dúvida é grande, já que existem diversas opções que dependem do dia, do tempo e do horário. Locais de efervescência cultural como a Casa de Cultura Mario Quintana, o Santander Cultura, o Complexo Vila Flores, o Museu Iberê Camargo, entre outros, conseguem atender quem se interessa por cultura e programações diversificadas.

Se a intenção é a natureza, parques como a Redenção, o Parcão, o Marinha, a Encol, o Germânia ou a linda praça de Shiga, são excelentes opções, assim como um passeio no barco Cisne Branco, que é muito legal, ou na orla do Gasômetro, que recebeu uma grande reforma e se tornou o maior porto turístico de Porto Alegre. Ainda tem a orla de Ipanema, considerado um dos melhores pontos para ver o pôr do sol na Capital e praticar esportes.

Ah, já ia esquecendo, Porto Alegre também possui a rua mais bonita do mundo, a Gonçalo de Carvalho. Realmente muito bonita por conta de sua arborização, mas na verdade não passa de uma coincidência. Como o gaúcho adora dizer aos quatro cantos que somos melhores em tudo, então essa história da Gonçalo de Carvalho foi abraçada com unhas e dentes.

Visitas guiadas nos estádios de futebol também são ótimas programações, seja no Estádio Beira-Rio, do Internacional, que foi sede da Copa do Mundo em 2014, ou na Arena do Grêmio. Os estádios são lindos.

Além disso, dependendo da época do ano, Porto Alegre abriga diversos eventos culturais, como a Feira do Livro, na Praça da Alfândega, o Acampamento Farroupilha, no parque Maurício Sirotsky Sobrinho, a Noite dos Museus, onde todos os diversos museus da Capital abrem as portas gratuitamente até a meia noite e recebem milhares de pessoas. Em 2019 o público passou de 100 mil pessoas.

Anualmente também ocorre em Porto Alegre, o Fantaspoa, o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina.

Dentre os diversos shoppings da Capital, Iguatemi, Bourbon Wallig e Barra Shopping se destacam, mas se a ideia é um clima mais open mall, o Boulevard Laçador se sobressai com sua área de lazer e sua diversificada opção de gastronomia. O Paseo, na Wenceslau Escobar, também reúne um clima bem legal e muitas vezes conta com apresentações e programação cultural.

Caso sobre tempo a tarde para um café ou um lanche, locais como como Startt & Brothers, Love It, Dona Maricota, Agridoce ou a Lancheria do Parque resolvem muito bem essa necessidade.

Chegando a noite, pode optar pela programação cultural diversa com o Theatro São Pedro, Capitólio, Araújo Vianna, Teatro de Arena, Renascença, Bruno Kiefer, Amrigs, Comedy Club, entre muitos outros ou diretamente em um barzinho, um pub para iniciar a noite, como o Dirty Old Man, Art & Bar, London Pub, Malvadeza, Spoiler, Quentin’s, Casa Azul, Apolinário, Boteco do Joaquim, Fuga, Agulha ou ser recebido por pétalas de rosa jogadas ao ar pelo Claiton Franzen, do Dometila.

Ir a um restaurante legal como o Press, da Hilário Ribeiro, o 300, o Sui, o Lorita, o Guacamole, o Constantino ou até mesmo o Dado Bier, do Bourbon Country, também são ótima pedidas.

Para estender a noite em bares, festas e baladas, cabe decidir se a vibe é mais Cidade Baixa, nas ruas Lima e Silva, José do Patrocínio, João Alfredo e República, ou Moinhos de Vento/Auxiliadora, na Padre Chagas, Nova York, entre outras. Locais como Opinião, 72 New York, Thomas, Provocateur, Lov, Ocidente, Divina Comédia, Club 688, Cabaret, Cucko, Margot, Nuvem, Be, Coolture, entre outros, são as opções, basta escolher qual a melhor programação e aproveitar.

Porto Alegre possui sim roteiros bem legais, basta deixar a preguiça de lado e se permitir conhecer. Às vezes somos muito críticos com a cidade, mas Porto Alegre é demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×